29 abril 2017

Adeus bike velha, bem vinda bike nova!

Boa noite leitores!!!

Aqui uma breve historia de como adquiri minha atual bike.

Desde menino uma bike da Caloi, a aspen extra gs de 18 velocidades, que ganhei no ano de 1997 de presente do meu pai.

No final de 2014, decidi vender meu carro para ir trabalhar de bike, uma decisão fácil pois, minha esposa também possuía carro e o fato da cidade ser pequena ajudou.

Não me lembro bem das manutenções que fiz.... alguns cabos dos câmbios, dos freios, sapatas e pneus e nada mais.

Fiz um orçamento para melhorá-la, mas não fazia sentido gastar muito numa bike beirando os 20 anos. Com o dinheiro que eu gastaria, compensaria juntar um pouco mais e comprar uma atual, nova. Foi assim que comecei a pesquisar outra.

Todo dia ia procurando uma bike que fosse boa e barata, porque se você quiser algo top, vai pagar muito caro.
Dentre os vários sites que naveguei, posso citar o site Pedal.com, lá você encontra muito conhecimento, dentro do fórum, há vários participantes trocando experiências, do amador ao profissional.

Uma coisa muito importante para saber é o BIKEFIT, que nada mais é do que um cálculo, que mostra tamanho do quadro ideal e ajuste de distância do top tub e mesa, como também a altura do selim, de acordo com suas medias corporais.
Dentre muitos sites, recomendo esse: Bike Fit - no grau.

Dotado de um pouco de conhecimento, fiquei acompanhando o preço de algumas bikes que me agradavam e foi numa promoção do site Submarino, que encontrei ¨a¨ bike pro meu gosto e bolso:


Consegui  um preço muito bom e não pensei duas vezes para arrematar. (no site mostra 21 velocidades mas minha bike veio com 24 velocidades, 8 catracas e câmbio traseiro acera.)



Para quem não conhece a bike, mais detalhes dela aqui. (mongoose predator comp 29er)

Um dos primeiros rolês (foto de julho de 2015)
Bike legal para pedalar eu já tinha desde junho de 2015, mas só comecei no ciclismo de rua/terra somente em março desse ano (2017), podem conferir novamente aqui.

Minha antiga bike Caloi, doei para uma conhecida em Janeiro de 2016, depois de 18 anos juntos.

Ela hoje em dia, depois de um dia de ação rs.
A bike é ótima, é até covardia comparar com minha antiga aspen extra:

  • Os trocadores são rápidos e precisos; 
  • O tamanho do quadro encaixou perfeitamente ao meu corpo, vim de quadro 17 para 19;
  • Vim de cambio de 18 velocidades, um shimano de entrada, para 24 velocidades com câmbio bom, (existem câmbios muito melhores e muito mais caros);
  • O selim poderia ser mais macio;
  • A suspensão é muito boa, com curso de uns 10 cm, ajuda bastante nas trilhas, podendo ser travado (fixo) quando solicitado;
  • Os freios são bons, mas já andei com freios v-brake com desempenho melhor;
  • Os pneus são bem macios, não sei quanto tempo deve durar um pneu, mas logo terei que troca-los, estão ficando carecas;
  • Por causa do maior diâmetro das rodas, de aro 26 para 29, sinto menos as irregularidades do solo;
  • Nas descidas ela pega mais embalo, comparado com minha antiga bike.

Até hoje só precisei ajustar a regulagem rápida dos freios e regular uma vez o câmbio traseiro (faltando 2 meses para ela completar 2 anos).


Nas próximas ocasiões, estarei publicando os sites e canais no youtube que costumo acompanhar.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário