26 outubro 2019

A ciclovia iluminada Starry Night - "Noite Estrelada" inspirada em Van Gogh - Da série: As mais incríveis ciclovias do mundo - Parte 04

PEDALAR COM ARTE

A Holanda possui 35 mil quilômetros de ciclovias. 
Os 17 milhões de habitantes possuem 18 milhões de bicicletas, o que já mostra o quanto eles gostam de pedalar. 
Com um público tão acostumado ao hobby, é complicado surgir uma ideia ou novidade que cause impacto. Mas eles conseguiram!
E em 12 de novembro de 2014, foi inaugurada a ciclovia Van Gogh-Roosegaarde única em Eindhoven (Países Baixos) e uma das melhores ciclovias do planeta, inspirada num dos quadros mais importantes do pintor holandês Vincent Van Gogh: “A Noite Estrelada”
A rota lembra locais que marcaram a vida e a obra do artista e, com a ajuda de peças de LED, brilha intensamente e em várias cores no escuro.
O projeto, que une arte e tecnologia à cultura do ciclismo, foi feito com peças de um material que traz pequenas luzes LED. Dessa forma, quando está escuro, o chão brilha, criando o efeito surpreendente. “Eu queria criar um lugar em que as pessoas pudessem ter uma experiência especial. A parte técnica combinada com experiência, isso é o que a poesia tecnológica significa para mim“, explicou Daan Roosegaarde, artista responsável pelo projeto da ciclovia.
“A Noite Estrelada” é a sétima obra de arte mais valiosa do mundo, avaliada em 345 milhões de dólares, ou mais de 1 bilhão de reais. Atualmente, faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Encostar um dedo na tela rende muita dor de cabeça, expulsão do museu e, com azar, uma visita à delegacia mais próxima. Porém, em Eindhoven, é possível pedalar sobre – e sob – uma noite estrelada.
A rota escolhida para a intervenção, feita em apenas alguns metros da ciclovia, é conhecida por passar por locais que marcaram a vida de Van Gogh, como Zundert, cidade em que o pintor nasceu e foi criado. 
O ano de 2015 foi marcado pelas comemorações do 125° aniversário da morte de Van Gogh e a ciclovia foi apenas uma das novidades inspiradas na obra do artista.

E, para quem não conhece a obra que inspirou essa ciclovia, segue a seguir:

Se for passear algum dia na Holanda, não se esqueça de percorrer essa magnífica ciclovia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário